surah.translation .
من تأليف: حلمي نصر .

Sad(1). Pelo Alcorão, portador da Mensagem!
____________________
(1) Sad: designação da letra árabe ص , sem correspondência exata, na língua portuguesa, mas transcrita aproximadamente por um s velar, enfático. Quanto à interpretação desta letra, veja-se a sura II 1 n3. Aqui, a letra denomina a sura. por estar mencionada em seu primeiro versículo. Como todas as suras de Makkah, esta trata dos mesmos assuntos, ou seja, da unicidade de Deus, da Revelação, da Ressurreição, do Ajuste de Contas. Relata, inicialmente, a reação de espanto, por parte dos principais idólatras de Makkah, não só em relação à pregação do Profeta sobre a unicidade de Deus, mas em relação à escolha de Muhammad, como Mensageiro, que, afinal, não sendo dos seus, não pertencia à escol de Makkah. A seguir, refuta as falsas pretensões desses principais, provando que suas objeções são geradas pela arrogância e pelo espírito separatista. Adiante, apresenta alguns exemplos dos povos antigos, para evidenciar o fim dos desmentidores dos profetas e consolar Seu Mensageiro, pelas atitudes hostis de seu povo. Entre os exemplos, salientam-se as menções de episódios atinentes a Davi e Salomão. E revela o que reserva Deus aos bem-aventurados e mal-aventurados. Há, também, referência ao que ocorreu a Adão e Iblis; finalmente, define a missão do Profeta, que é transmitir a Mensagem de Deus para toda Humanidade.
Os(1) que renegam a Fé estão, aliás, imersos em arrogância e discórdia.
____________________
(1) Os: os idólatras de Makkah.
Que de gerações aniquilamos, antes deles! Então, bradavam, enquanto não havia mais tempo para escapar.
E eles se admiram de haver-Ihes chegado um admoestador vindo deles. E os renegadores da Fé dizem: "Este é um mágico mentiroso,
Faz ele dos deuses um único Deus? Por certo, isso é cousa admirável!"
E os dignitários, entre eles, foram adiante, dizendo uns aos outros: "Andai e pacientai quanto a vossos deuses. Por certo, isso é cousa desejada."(1)
____________________
(1) Quando os principais de Makkah sentiram a ameaça do islamismo, foram queixar-se junto ao tio de Muhammad, chamado Abu Talib, exigindo-lhe que ordenasse ao sobrinho a não mais atacar os ídolos da cidade. Assim que o Profeta, por solicitação de Abu Talib, se reuniu a eles, reiterou-lhes que sua única salvação era abraçar a nova religião, do único Deus. Indignados, retiraram-se, todos, acintosamente, da reunião. Por isso, revelou-se-lhes este versículo, para registrar o evento.
"Jamais ouvimos falar disso, na última crença.(1) Isso não é senão invenção!"
____________________
(1) Os idólatras de Makkah argumentaram que nem mesmo na última crença, ou seja, no cristianismo, se pregava o monoteísmo, tal como no islamismo.
"Foi descida a Mensagem, somente sobre ele, dentre nós?" Mas eles estão em dúvida acerca de Minha Mensagem. Aliás, ainda, não experimentaram Meu castigo.
Ou têm eles os cofres da misericórdia de teu Senhor, O Todo-Poderoso, O Dadivoso?
Ou deles é a soberania dos céus e da terra e do que há entre ambos? Então, que ascendam aos céus, pelos meios de acesso!(1)
____________________
(1) Os idólatras de Makkah não deviam opor-se ao desígnio divino da escolha de Muhammad como Profeta. Afinal, como diz o versículo ironicamente, eles não eram os donos dos céus e da terra, pois, se o fossem, poderiam ascender até os céus e de lá governar o Universo, elegendo, outrossim, seus mensageiros.
É um exército desprezível dos partidos, que aí mesmo, será derrotado.
Antes deles, desmentiram aos Mensageiros o povo de Noé e de Ad e Faraó, o possuidor das estacas(1).
____________________
(1) Trata-se das estacas às quais se prendiam os condenados, com o mando rígido de Faraó. Pode tratar-se também da designação dos soldados dos exércitos faraônicos, que confirmam o poder de Faraó, como as estacas tornam firmes as tendas armadas nos campos. Portanto, as estacas simbolizariam a força e o poder faraônicos.
E o povo de Thamud e o povo de Lot e os habitantes da Al-Aykah(1). Eram esses os partidos.
____________________
(1) Cf XV 78 n5.
Cada qual nada fez senão desmentir os Mensageiros. Então, minha punição cumpriu-se.
E não esperam esses(1) senão um só Grito, que não terá intermitência.
____________________
(1) Esses: os idólatras de Makkah.
E dizem: "Senhor nosso! Apressa, para nós, nossa porção do castigo, antes do Dia da Conta."
Pacienta, Muhammad, quanto ao que dizem e menciona Nosso servo Davi, dotado de vigor. Por certo, ele era devotado a Allah.
Por certo, submetemos as montanhas, para com ele, glorificarem a Allah, ao anoitecer e ao nascer do sol.
E submetemo-lhe os pássaros reunidos, tudo Lhe era devotado.
E fortalecemo-lhe a soberania e concedemo-lhe a sabedoria e o falar peremptório.
E chegou-te o informe dos disputantes(1), quando escalaram o muro do santuário(2)?
____________________
(1) Alusão a dois anjos que chegaram a Davi, na forma de homens em disputa, a fim de o recriminarem pelo erro que cometera. Sem ouvir o outro disputante ele deu sua sentença. (2) Por se tratar do dia de oração de Davi, quando ninguém podia adentrar o santuário, para estar com ele, e as portas fechadas permaneciam guardadas contra quem quer que fosse; por isso, os dois disputantes tiveram de escalar o muro do recinto sagrado, para chegarem até Davi.
Quando entraram junto de Davi, então, aterrou-se com eles. Disseram: "Não te atemorizes. Somos dois disputantes, um de nós cometeu transgressão contra outro. Então, julga entre nós, com a verdade, e não sejas parcial; e guia-nos à senda direita."
"Por certo, este é meu irmão(1); ele tem noventa e nove ovelhas, e eu tenho uma só ovelha. Então, disse: 'Confia-ma.' E venceu-me, na discussão."
____________________
(1) Entenda-se, aqui, irmão, apenas por afinidade, não por parentesco.
Davi disse: "Com efeito, ele cometeu injustiça contigo, ao te pedir juntasses tua ovelha a suas ovelhas. E, por certo, muitos dos associados cometem transgressão uns contra outros, exceto os que crêem e fazem as boas obras. E quão poucos são eles!"(1) E Davi pensou que Nós o provássemos; então, implorou perdão a seu Senhor e caiu em prosternação, e voltou-se contrito para Nós.
____________________
(1) Davi: de imediato, deu sua opinião.
Então, perdoamo-lhe isso. E, por certo, ele terá, junto de Nós, um lugar próximo, e aprazível retorno.
E inspiramo-lhe: "Ó Davi! Por certo, Nós te fizemos califa na terra; então, julga, entre os homens, com a justiça, e não sigas a paixão: senão, descaminhar-te-ia do caminho de Allah." Por certo, os que se descaminham do caminho de Allah terão veemente castigo, por seu esquecimento do Dia da Conta.
E não criamos, em vão, o céu e a terra e o que há entre ambos. Essa é a conjetura dos que renegam a Fé. Então, ai dos que renegam a Fé, por causa do Fogo!
Consideraríamos os que crêem e fazem as boas obras como os corruptores, na terra? Ou consideraríamos os piedosos como os ímpios?
Este é um Livro bendito, que fizemos descer, para ti, a fim de que eles ponderem seus versículos e a fim de que os dotados de discernimento meditem.
E dadivamos a Davi com Salomão. Que excelente servo! Por certo, ele era devotado a Allah.
Quando, ao anoitecer, lhe foram apresentados os nobres corcéis.(1)
____________________
(1) Em uma batalha, em Damasco, Salomão ganhou, pela vitória, mil corcéis puros-sangues. Certa vez, sentado em seu trono, pôs-se a contemplar estes corcéis que desfilavam diante dele, e o fez por tanto tempo, que a noite chegou, e ele ainda os contemplava, embevecido em sua beleza e majestade.
Então, ele disse: "Por certo, preferi o amor dos bens à lembrança de meu Senhor, até que se acobertou o sol com o véu da noite.
Devolvei-mos". Então, começou a acariciar-lhes os curvilhões e os pescoços.(1)
____________________
(1) Segundo uma linha exegética, o cavalo, sempre, foi motivo de grande estima, por parte do profeta Salomão, que o considerava um meio ímpar nas guerras de conquista. Tanto assim que, este versículo, tal como o traduzimos, reafirma essa predileção e exclui a outra linha exegética que adota, para este versículo, a interpretação de que Salomão matara os cavalos, por o haverem afastado da oração, interpretação esta polêmica, pois é incompatível com a conduta de um profeta, gesto tão insensato.
E, com efeito, provamos a Salomão e lançamos um corpo sobre seu trono; em seguida, voltou-se contrito para Nós.(1)
____________________
(1) Alusão à prova pela qual Salomão passou, quando, havendo tido um filho, os demônios quiseram matá-lo ou enlouquecê-lo, com receio de que este pudesse submete-los a árduos trabalhos. Ciente disso, Salomão protegeu o filho, fazendo-o caminhar nas nuvens. Entretanto, certo dia, por surpresa sua, encontrou-o morto, em seu trono. Percebeu, então, seu erro em não deixar que o filho ficasse apenas na proteção de Deus. Arrependido, aumentou sua fé.
Ele disse: "Senhor meu! Perdoa-me e dadiva-me com uma soberania, que a ninguém, depois de mim, seja concebível ter. Por certo, Tu, Tu és O Dadivoso."
Então, submetemo-lhe o vento; corria suave, por sua ordem, para onde quer que ele visasse,
E os demônios, de toda especialidade, construtores e mergulhadores,
E outros aos pares, atados a grilhões.
E dissemo-Ihe; "Este é Nosso Dom. Então, faze mercê dele ou retém-no, sem que dês conta disso."
E, por certo, ele terá, junto de Nós, um lugar próximo e aprazível retorno.
E menciona Nosso servo Jó, quando chamou por seu Senhor: "Por certo, Satã tocou-me com quebrantamento e castigo."
Ordenamo-Ihe: "Bate na terra com o pé: eis uma água fresca para te lavares e beberes."
- E dadivamo-lo com sua família e, com ela, outra igual(1) por misericórdia vinda de Nós e lembrança para os dotados de discernimento -
____________________
(1) Cf. XXI 84 n3.
"E apanha, com tua mão, um feixe de gramínea; então, bate-Ihe com ele, e não violes teu juramento."(1) Por certo, encontramo-lo perseverante. Que excelente servo! Por certo, ele era devotado a Allah.
____________________
(1) Em um dos comentários do Alcorão, consta que a mulher de Jó, com o fito de ver recuperado seu marido, quase sucumbiu à tentação de fazer oferenda a Satã, o qual lho inspirara. Sabedor de tal ignomínia, jurou Jó castigá-la com uma centena de golpes. Deus, entretanto, para resguardar sua mulher do castigo e para, ao mesmo tempo, fazer preservar o juramento feito por Jó, inspirou-lhe que, em vez de cem golpes, desse um só com um molho de cem hastes herbáceas.
E menciona Nossos servos Abraão e Isaque e Jacó, dotados de vigor e visão.
Por certo, Nós os privilegiamos, com um privilégio: a lembrança da Derradeira Morada.
E, por certo, estão junto de Nós, entre os melhores dos escolhidos.
E menciona Ismael(1) e Al Yassa e Zal-Kifl(2). E todos eles estão entre os melhores.
____________________
(1) Cf. VI 86 n3. (2) Cf. XXI 85 n4.
Esta é uma Mensagem. E, por certo, haverá, para os piedosos, aprazível retorno:
Os Jardins do Éden, de portas abertas para eles;
Neles(1), ficarão reclinados; neles, requestarão abundantes frutas e bebidas,
____________________
(1) Nos jardins paradisíacos, os bem-aventurados jamais experimentarão a fadiga, o esforço, o trabalho. Estarão em perene estado de delícia.
E, junto deles, haverão aquelas de olhares restritos a seus amados, todas da mesma idade.
Isto é o que vos é prometido, para o Dia da Conta.
Por certo, este será Nosso sustento, inesgotável.
Isto, para os bem-aventurados. E, por certo, haverá, para os transgressores, um pior retorno:
A Geena; nela se queimarão. Então, que execrável leito!
Eis ali; então, que eles o experimentem: água ebuliente e um vazar purulento,
E outros castigos da mesma espécie, de tipos vários.
Dir-se-lhes-á: "Esta é uma turba despenhada convosco no Fogo.(1)" Dirão: "Para ela, não haverá boas-vindas.(2) Por certo, sofrerá a queima do fogo!"
____________________
(1) Assim dirão os guardiões infernais aos líderes dos idólatras, no Fogo. (2) Assim dirão os líderes dos idólatras à turba recém chegada ao Fogo.
Eles(1) dirão: "Ao contrário, para vós é que não haverá boas-vindas! Sois vós que no-lo(1) antecipastes. Então, que execrável lugar de permanência!";
____________________
(1) Eles: os recém chegados ao Fogo, ou seja, os seguidores dos líderes dos idólatras. (2) Lo: o castigo.
Dirão: "Senhor nosso! A quem no-lo antecipou, acrescenta-lhe o duplo castigo, no Fogo."
E dirão eles(1): "Por que razão não vemos uns homens(2) que considerávamos dos malfeitores?
____________________
(1) Eles: os líderes idólatras. (2) Alusão aos moslimes pobres, escravizados pelos ricos.
Tomamo-los por objeto de escárnio por engano, ou se nos desviaram deles as vistas?"
Por certo, isso será verdade: a disputa dos companheiros do Fogo.
Dize, Muhammad: "Sou, apenas, admoestador. E não há deus senão Allah, O Único, O Dominador,
O Senhor dos céus e da terra e do que há entre ambos, O Todo-Poderoso, O Constante Perdoador."
Dize: "Ele(1) é um magnífico informe,
____________________
(1) Ele: o Alcorão.
Ao qual estais dando de ombros."
"Eu não tinha ciência alguma da corte altíssima, quando disputavam."(1)
____________________
(1) Alusão ao episódio ocorrido entre anjos, a respeito da deliberação divina de fazer de Adão califa na terra.
"Não me é revelado senão que sou, apenas, evidente admoestador."
Quando teu Senhor disse aos anjos: "Por certo, vou criar de barro um homem"
"E, quando o houver formado e, nele, houver soprado algo de Meu Espírito, então, caí prosternados, diante dele"
E todos os anjos prosternaram-se, juntos,
Exceto Iblis. Ele se ensoberbeceu e foi dos infiéis.
Allah disse: "Ó Iblís! O que te impediu de prosternar-te diante daquele que criei com as Próprias mãos? Ensoberbeceste-te, ou és de alta grei?"
Iblis disse: "Sou melhor que ele. Criaste-me de fogo e criaste-o de barro."
Allah disse: "Então, sai dele(1) e, por certo, és maldito".
____________________
(1) Dele: do Paraíso.
"E, por certo, Minha maldição será sobre ti, até o Dia do Juízo"
Iblís disse: "Senhor meu! Concede-me dilação, até um dia, em que eles serão ressuscitados"
Allah disse: "Por certo, és daqueles aos quais será concedida dilação"
"Até o dia do tempo determinado"
Iblís disse: "Então, por Teu poder! Eu os farei incorrer no mal, a todos
Exceto Teus servos prediletos, entre eles"
Allah disse: "Então, a verdade emana de Mim, e a verdade Eu digo:
"Com certeza, encherei a Geena de ti e dos que, entre eles, te seguirem, de todos vós."
Dize, Muhammad: "Não vos peço prêmio algum por ele(1), e não sou dos dissimulados."
____________________
(1) Por ele: pelo Alcorão.
Ele não é senão lembrança para os mundos,
E, em verdade, sabereis de seus informes, após certo tempo".